Onde estamos?

(13) 3202-4910

15/04/2021

O meu ente querido teve alta hospitalar e não sei nem por onde começar?

Com tanta correria nos últimos tempos, está se tornando natural pacientes terem alta hospitalar sem orientações adequadas e assertivas para um bom cuidado em casa. Sabemos que não é nada fácil lidar com situações novas, principalmente quando envolve alguém que amamos, onde um erro pode ter um custo incalculável.

Aqui vamos dar algumas dicas de como começar quando não se tem muitas informações do que e como fazer. O primeiro passo são as necessidades vitais dos pacientes. Certificar que ele está respirando, hidratando e alimentando é imprescindível.

Caso algum desses 3 fatores não esteja acontecendo é necessário olhar para estes pontos com bastante atenção, pois isso pode agravar muito o quadro clínico, colocando a vida do paciente em risco. Se tais situações permanecerem, procure um profissional ou até mesmo o desloque para um local adequado com a assistência de pessoas da área da saúde. O segundo ponto que deve ser evidenciado é entender qual é o maior risco do paciente.

No caso, se ele não estiver se alimentando conforme a recomendação que tiver recebido do profissional, deve ser considerado um ponto de atenção também. Em algumas ocasiões, existem pessoas que tem feridas bem grandes, sendo necessário dar atenção ao que se gera mais risco à elas. Por fim, é muito comum que os familiares não tenham o conhecimento técnico necessário, bem como experiência com cuidados em pacientes que precisam de uma atenção maior.

Um fator que pode ser de alta relevância nesse sentido é ter a capacidade de se colocar no lugar do paciente. É importante tentar sentir como ele está, qual é a sua maior necessidade naquele momento e cuidar da mesma forma como você gostaria de ser cuidado. Para que isso seja feito de forma plena, é crucial que a pessoa que esteja cuidando tenha calma e tranquilidade nas suas decisões e ações. Caso não consiga se concentrar para entender esse cenário, busque se sentar, escutar uma música calma e se tranquilizar com uma respiração de forma consciente.

Compartilhe

Leia outras notícias do Blog

 | Sanes Nutri

15/04/2021

O que é dieta enteral? Para que ela serve?

É muito comum que as pessoas nunca ouviram falar em dieta enteral, a não ser que alguém da família já...
Leia mais
 | Sanes Nutri

15/04/2021

Risco X Prevenção

Qual é o paralelo entre o Risco e  Prevenção? Quando focamos na prevenção teremos como ganho no mínimo, menos dor...
Leia mais