Onde estamos?

(13) 3202-4910

15/02/2021

O que é dieta enteral? Para que ela serve?

É muito comum que as pessoas nunca ouviram falar em dieta enteral, a não ser que alguém da família já tenha tido necessidade de usufruir dela. Mas você sabia que qualquer pessoa que tenha dificuldade de engolir ou desnutrição pode utilizar a sonda enteral e consequentemente a dieta enteral?

Quando olhamos para o mundo da Nutrição, na qual a dieta enteral faz parte, é bem comum que não façamos a mínima ideia do que seja. Mas que se aproxime algo da Nutrição.

Entendendo que estamos em um mundo com uma grande evolução e desenvolvimento, a dieta enteral foi desenvolvida para suprir necessidades nutritivas e energéticas de pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. Porém não é tão comum saber disso. Quando comparamos com algo do tipo, quebrar o tornozelo, quebrar o joelho , é de plena consciência da nossa sociedade , principalmente a brasileira, que precisamos ir no médico ortopedista e que possivelmente precisaremos operar ou engessar e posteriormente fazer uma fisioterapia para que consiga ter uma boa recuperação.

Entretanto quando olhamos para um paciente que perde peso desproporcional +5Kgs em 15 dias, que sente fraqueza, falta de força, está engasgando, começa a ter feridas por conta da pele estar desnutrida e fraca, não é comum que essas pessoas procurem por um Nutricionista Clínico ou algum Profissional de Saúde. Em muitos casos os pacientes chegam a ficar muito debilitados e a última alternativa é a internação.

A Nutrição clínica pode ajudar muito os pacientes que tem esses tipos de situações ou sintomas, muita das vezes é pela falta de informação e isso pode ser resolvido com a Nutrição clínica – suplementos e complementos líquidos ou em pó, ou até mesmo com a dieta enteral – introduzindo a sonda no paciente. Ambos os casos ajudam no quadro clínico do paciente, que pode apresentar ou não alguma patologia.

Compartilhe

Leia outras notícias do Blog

 | Sanes Nutri

15/02/2021

Risco X Prevenção

Qual é o paralelo entre o Risco e  Prevenção? Quando focamos na prevenção teremos como ganho no mínimo, menos dor...
Leia mais